Em Monteiro, estudantes do IFPB se uniram a professores de escolas públicas em ato público — Foto: Edvaldo José/Arquivo pessoal

Manifestantes fizeram protestos contra bloqueios em verbas da educação, anunciados pelo Governo Federal, em cidades da Paraíba, do Litoral ao Sertão, nesta quarta-feira (15).

Em João Pessoa, a concentração do ato público começou às 9h, em frente ao Lyceu Paraibano, no Centro. A estimativa da organização é que 30 mil pessoas participaram da manifestação. A organização informou ainda que o ato contou com estudantes, professores, sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos. A Polícia Militar informou que não vai divulgar números.

Em Monteiro, no Cariri, houve uma uma audiência pública na Câmara Municipal, às 8h, com professores das redes municipal e estadual. Depois, eles saíram em passeata na avenida principal da cidade. Já os alunos do IF se concentraram no campus na avenida Recife, na PB-264, depois saíram pelas ruas da cidade e se juntaram aos professores. Os dois grupos seguiram até a Praça João Pessoa, onde aconteceu o ato público, até as 10h30. Segundo a organização, participaram cerca de 150 pessoas.

cuite-protesto-educacao
Manifestantes foram às ruas na cidade de Cuité, no Cariri da Paraíba — Foto: Rebeca Honorato/Arquivo Pessoal

Na cidade de Cuité, também na região do Cariri da Paraíba, também foi registrado protesto pelas ruas da cidade. Estudantes do campus da UFCG da cidade e estudantes secundaristas fizeram uma caminhada pela cidade com cartazes. O protesto começou às 7h, com concentração na ladeira da UFCG, percorreu o centro da cidade até a escola estadual principal e voltou à UFCG. Além de estudantes, participaram docentes, técnicos-administrativos , empregados terceirizados e comerciantes da região. A estimativa de público foi de 1.500 pessoas, segundo os organizadores.

Estudantes do IFPB na cidade de Guarabira, no Brejo paraibano, também promoveram uma manifestação na manhã desta quarta (15). De acordo com os organizadores, o ato reuniu aproximadamente 600 pessoas. Os estudantes, acompanhado de servidores e professores, caminharam do IFPB, caminharam até o Centro de Guarabira, e terminaram o protesto no mercado público da cidade.

Deixe seu comentário