As potencialidades e problemas que envolvem o Rio Paraíba foram o centro das discussões durante sessão especial realizada na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (22). O debate foi proposto pelo deputado estadual Chió (REDE), que teve como base para a sugestão a série exibida na TV Correio intitulada ‘Paraíba, o Rio’. A data foi especialmente escolhida por se tratar do Dia Mundial da Biodiversidade.

Com foco em soluções para ocupações, a redução da mata nativa, a difícil vida das populações ribeirinhas, a poluição do rio e a consequente redução da vida debaixo d’água, o impacto econômico para os pescadores e os projetos em andamento que tentam reverter essa tendência, autoridades das mais diversas entidades estiveram presentes na sessão.

O empresário Roberto Cavalcanti ressaltou a preocupação do Sistema Correio e da Fundação Solidariedade – braço social do Sistema – com o tema da biodiversidade. “Quando está em jogo a preservação do nosso planeta, e como não temos nenhuma expectativa de termos um outro planeta para optarmos para ir pra ele, na verdade temos que cuidar desse nosso planeta. O Sistema Correio foi muito feliz em fazer uma série com matérias sobre o Rio Paraíba. Esse projeto nosso se estenderá para todos os pontos ao qual o meio ambiente se fizer necessário ser cuidado. A preocupação é global e a nível micro estamos preocupados com a Paraíba no Planeta Terra e o Sistema Correio como formador de opinião tem a obrigação de debater o tema”, enfatizou.

A diretora executiva do Sistema Correio e presidente da Fundação Solidariedade, Beatriz Ribeiro lembrou a importância de todos se unirem para transformar a realidade. “Muito importante estar debatendo essas questões do meio ambiente. O Rio Paraíba luta e nós podemos ser a voz. Acho que a Assembleia é muito importante para que a gente possa estar discutindo sobre a problemática, sobre as questões do ecossistema, sobre a questão econômica também, ao longo do rio, e saber que cada um pode fazer a sua parte pode dar a sua contribuição. A Fundação Solidariedade já vem há algum tempo, há quase 20 anos, lutando pelas boas causas da Paraíba”, falou.

Autor da propostas para a sessão especial, o deputado Chió destacou a importância do Rio Paraíba para a manutenção do meio ambiente. “A ONU institui o dia 22 de maio como o Dia Mundial da Biodiversidade, que tem sido muitas vezes negligenciada pelos governos e pela população, que nos faz refletir sobre nossa alimentação, a nossa saúde que é base dessa biodiversidade. É preciso estudar e entender isso para que a gente possa conseguir fármacos que possam combater doenças como câncer, a aids e outras que afligem nossa humanidade. Fico muito feliz em fazer essa reflexão e debater outro tema importante que é o Rio Paraíba. Os rios que são importantes para a manutenção da nossa terra e fico feliz em ver o Sistema Correio e a Fundação também reforçando e fazendo seu papel social e ambiental em preservar um bem ambiental e histórico para a Paraíba”, ressaltou.

Diretoras reforçam importância da série

A diretora geral da TV Correio, Paula Gentil, lembrou como a série exibida na emissora tem contribuído para mostrar as necessidades ambientais do Rio Paraíba. “É gratificante estarmos aqui hoje, em tão pouco tempo de início dessa série, estarmos discutindo um problema tão sério da nossa cidade, do nosso estado. A série detalha o passo a passo das necessidades, do que tem que ser feito para que realmente esse rio volte a ser o que era anos atrás. E, às vezes, ela até doi porque mostra uma realidade muito nua, crua, mas a gente acredita, como integrante do Sistema Correio, da TV, onde está sendo exibida a série, de que a gente está levando aos poderes para que realmente existam debates e que junto com o Sistema Correio e com outras instituições nós consigamos salvar o nosso rio”, afirmou.

Para a diretora geral de jornalismo, Sony Lacerda, todo esse debate ajudará a conscientizar os cidadãos paraibanos para a preservação do meio ambiente. “A sessão é para discutir biodiversidade. E esse é um dos temas que o Sistema Correio vem encampando, a questão do meio ambiente, como você cuidar para as próximas gerações e para nós que estamos aqui ainda. É uma campanha do Sistema Correio e da Fundação Solidariedade, através da TV Correio, Jornal CORREIO também encampando junto com o Portal Correio. É um tema importante que tem que ser debatido não só hoje, mas continuamente para que as pessoas possam se conscientizar cada vez mais”, destacou.

O post Assembleia debate biodiversidade e homenageia série da TV Correio apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here