A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realiza nesta sexta-feira (26), às 16h30, uma ação no Shopping Partage, em Campina Grande, para promover a 1ª edição da corrida realizada pela instituição no dia 25 de agosto. A ação, que vai contar com integrantes da diretoria da Apae e de crianças atendidas, tem a intenção de mobilizar a sociedade e comerciantes a participarem da corrida em uma das três provas, 3 km, 5 km e 10 km.

Depois do Shopping, a comitiva pretende fazer ações ainda no Centro da cidade e na Câmara Municipal. Em João Pessoa, já existe uma programação para uma visita aos deputados estaduais na Assembleia Legislativa.

O percurso da corrida, que passa pelas principais ruas e avenidas da Rainha da Borborema, terá a largada às 7h. Podem participar da disputa atletas profissionais e amadores. As camisas para corrida podem ser adquiridas por este link ou na sede da instituição, em Campina Grande. As camisas para a corrida custam R$ 50.

A prova tem por objetivo divulgar o trabalho desenvolvido pela instituição e arrecadar recursos para otimizar as atividades realizadas pela Apae e chamar atenção para necessidade de acabar com o preconceito existente com a pessoa com deficiência. Hoje, a instituição atende 383 usuários de 36 municípios paraibanos.

A Apae de Campina Grande foi criada na Semana do Excepcional por um grupo de pais no dia 1º de Setembro de 1982. Porém, somente em setembro de 1993 duas pediatras, pais, profissionais e amigos se reuniram com a intenção de criar um grupo de apoio aos pais de recém-nascidos.

Dados

De acordo com o Censo IBGE 2010, o Brasil tem 45.606.048 de pessoas com deficiência, o que equivale a 23,9% da população do País, sendo que 18,60% foram declaradas pessoas com deficiência visual, 7% com deficiência motora, 5,10% com deficiência auditiva e 1,40% com deficiência mental.

O post Apae faz ação para promover corrida em Campina Grande apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here