A Prefeitura de Conde por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promoveu nessa terça-feira (11), a 1ª Mostra Municipal de Robótica. No evento, realizado no Centro de Criatividade Professor Iveraldo Lucena, no Centro de Conde, alunos e alunas das escolas da rede municipal de ensino, apresentaram os projetos desenvolvidos em sala de aula.

A prefeita Márcia Lucena também participou do evento que foi uma etapa preparatória para a Olimpíada Brasileira de Robótica, que acontecerá em agosto e vale classificação para a etapa nacional, que será realizada no mês de outubro, no Rio Grande do Sul.

“Este é um momento especial para nossos estudantes, estou muito feliz em poder participar desta atividade e ver que em tão pouco tempo, temos apenas 08 meses de implantação da robótica educacional, já foram desenvolvidos trabalhos magníficos. A robótica vai muito além da construção de robôs, ela trabalha várias áreas, como a linguagem, a matemática, o inglês, física, química. É um trabalho importante na formação do aluno e eles estão num nível de conhecimento igual a qualquer outro estudante de todo o país que estude a robótica. Agora é desejar boa sorte para a Olimpíada Brasileira e se acontecer a classificação, vamos dar toda a força para que o Conde seja representando na etapa nacional”, disse Márcia Lucena.

Ao todo, sete escolas da rede municipal tiveram o sistema de robótica educacional implantado. São elas: Manoel Paulino (Pousada), Abelardo Alves de Azevedo (Boa Água), Noêmia Alves (Centro de Conde), João Ribeiro (Nossa Senhora da Conceição), Lina Rodrigues (Gurugi), José Mariz (Jacumã) e Geni Rufino (Ademário Régis).

Desde 2018, o ensino da robótica educacional em Conde faz parte das atividades aplicadas em sala de aula. No município, os alunos e alunas do 6º ao 9º ano participam das aulas que são realizadas no turno oposto ao que eles são matriculados.

O secretário adjunto de educação, Júnior Caroé, acompanhou o evento e parabenizou o empenho dos estudantes. “Impossível não parabenizar nossos alunos e alunas que estão se dedicando tanto a esta nova modalidade de atividades que o Conde está oferecendo. São mais de R$ 50 mil investidos em equipamentos, formação de professores e materiais didáticos, para que nossos estudantes possam ter acesso a esta nova ferramenta, que é a Robótica. O Conde está de parabéns por alunos e alunas interessados e disciplinados e os professores e professoras que estão dando as aulas também merecem todo o apoio por estarem executando um trabalho único em nossa cidade”, destacou.

Olimpíada Brasileira de Robótica

Durante a mostra, os participantes puderam ter uma base de como vai funcionar a Olimpíada Brasileira de Robótica, que acontecerá no mês de agosto em João Pessoa. O Professor Alexandre Moura, Coordenador do Núcleo de Robótica Educacional, ressaltou a preparação dos alunos e alunas para o evento. “Hoje realizamos nossa primeira mostra, mas já deixando os estudantes por dentro de como funcionará a OBR. Todos os projetos estão cada vez melhores, isso mostra o interesse dos estudantes e o empenho dos professores que aceitaram este desafio de ministrar as sulas de robótica nas unidades de ensino”, disse.

Além das aulas práticas, durante o treinamento, os estudantes também tem aulas teóricas sobre o que é robótica, como funciona, o processo de montagem e desmontagem dos robôs e como é feita a programação para que os protótipos sigam os comandos desejados.

#td_uid_1_5d01198d5cf2c .td-doubleSlider-2 .td-item1 {
background: url(https://portalcorreio.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Mostra-Municipal-de-Robótica-2-80×60.jpg) 0 0 no-repeat;
}
#td_uid_1_5d01198d5cf2c .td-doubleSlider-2 .td-item2 {
background: url(https://portalcorreio.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Mostra-Municipal-de-Robótica-3-1-80×60.jpg) 0 0 no-repeat;
}
#td_uid_1_5d01198d5cf2c .td-doubleSlider-2 .td-item3 {
background: url(https://portalcorreio.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Mostra-Municipal-de-Robótica-4-80×60.jpg) 0 0 no-repeat;
}
#td_uid_1_5d01198d5cf2c .td-doubleSlider-2 .td-item4 {
background: url(https://portalcorreio.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Mostra-Municipal-de-Robótica-5-80×60.jpg) 0 0 no-repeat;
}
#td_uid_1_5d01198d5cf2c .td-doubleSlider-2 .td-item5 {
background: url(https://portalcorreio.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Mostra-Municipal-de-Robótica-6-80×60.jpg) 0 0 no-repeat;
}

O post Alunos de rede pública participam da 1ª Mostra Municipal de Robótica apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.