Apesar da chegada das águas do Velho Chico ao Cariri falta justiça na sua distribuição de forma consciente

Transposição do São Francisco – Monteiro/PB.

Em março deste ano foi inaugurado as obras de transposição do eixo leste, obra imaginada no seculo 19 virou realidade pelo menos em parte.

Em Monteiro

Na cidade de Monteiro os agricultores foram removidos de seus sítios, como indenização ganharam casa e um lote de 5 equitaries de terra com um deles na promessa de ser irrigados o que ate agora não aconteceu. 

Em uma das vilas produtivas rurais na cidade de Monteiro as residencias estão a menos de meio quilometro das águas do Velho Chico, mesmo com a tubulação pronta a água ainda e um sonho para os moradores. 

Em Camalaú 

Outra frustração essa causada pela pressa de levar água a cidade de Campina Grande, era preciso aumentar a velocidade da passagem da água pela barragem. Foi preciso fazer uma obra de emergência, esse canal escavado na pedra, a água esta seguindo para campina Grande mais deixou para trás um grande problema na cidade de Camalaú, no Cariri da Paraíba. 

A Obra emergencial abaixou o ponto de saída da água e condenou o açude a ficar com 15% do volume da sua capacidade total

A Obra emergencial abaixou o ponto de saída da água e condenou o açude a ficar com 15% do volume da sua capacidade total por mais água que ele receba. Os ribeirinhos que vivem da pesca dizem que os peixes sumiram e que tiveram que buscar outros lugarem para ganhar a vida. Muitos recorrem a cidade de Serrinha depois da cidade de Serra Talhada no Pernambuco a 271 km de Camalaú. 

O departamento nacional de obras contra a seca promete fechar o canal até março de 2018, devolvendo aos Camalaúenses a capacidade total do açude. 

A criação de tilápias que sustentava varias famílias em Camalaú foi proibida.

Criação de Tilápias 

Para piorar a situação criação de tilápias que sustentava varias famílias em Camalaú foi proibida. 

Assista a Matéria Completa em: Transposição do rio São Francisco muda a vida no sertão da Paraíba

Leia Também:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.