Facebook

MAIS VISTAS

Cariri

Aesa tem previsão de mais chuvas para o Cariri neste final de semana

fotos chuva em pernambuquinhoChuva em Pernambuqinho

A meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), destacou que as chuvas devem continuar na Paraíba, principalmente nas regiões do Sertão, Alto Sertão, Cariri, Curimataú e na faixa litorânea.

Já no Agreste e no Brejo as chuvas serão esparsas, conforme afirmou Marle.

Segundo ela, as chuvas estão relacionadas à zona de convergência intertropical, e as condições oceânicas estão favorecendo as precipitações.

Em relação às chuvas torrenciais, Marle frisou que a Aesa tem como prever, mas com horas de antecedência.

A meteorologista salientou que a chuva da última sexta-feira, 9, que causou vários transtornos em Campina Grande, foi alertada devidamente aos órgãos competentes pela Aesa.

“Elas ocorrem muito rápido. A meteorologia tem condições de prever, mas com horas de antecedência, cerca de 24 horas, não com muitos dias. Nós enviamos um alerta na sexta-feira. O pessoal da Defesa Civil recebe todos os dias nossa previsão diária. Temos uma lista de usuários que recebem todos os dias, pela manhã, a previsão de tempo, que é válida por 24 horas, o boletim de chuvas que ocorreram nas últimas 24 horas e também o alerta de chuvas. Ou seja, todos os órgãos recebem essas informações. A função da meteorologia é avisar”, ponderou.

Marle destacou também que a zona de convergência intertropical é o principal sistema gerador de chuvas na região do Cariri, que abastecem o açude de Boqueirão, e que ela está em atuação.

“Nesta quinta-feira já ocorreram chuvas isoladas no Cariri e há previsão de chuvas para esse final de semana”, afirmou.

Redação TV CARIRI
Maior Rede de comunicação do Cariri Paraibano, Envie sua sugestão para nosso WhatsApp (83) 9.8101-0083 / contato@portaltvcariri.com.br

Deixe uma resposta