Aesa prevê chuvas para Cariri e Sertão da Paraíba

0

Apela pra março/Que é o mês preferido/Do santo querido/Senhor São José”. Nos versos de Luiz Gonzaga, São José é aclamado para os dias de chuva durante a Seca. Mais de 50 anos após o sucesso, o dia de São José continua trazendo a expectativa de chuva para a terra castigada.

No dia 19 de março a esperança é de que chova. Além da fé, a previsão anima. De acordo com o relatório da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a tarde da segunda promete chuva em alguns lugares.

O Litoral, Cariri, Sertão e Alto Sertão podem esperar as águas.  Já no Brejo e Agreste, a nebulosidade é variável, mas as chuvas devem ficar para outra data.

De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria, Alexandre Magno, ainda que não chova no dia de São José em alguns lugares, a semana também pode ser de chuva pelas outras regiões do estado. “Há um favorecimento na atmosfera a partir desta semana, o que indica um retorno das chuvas”, explica.

Os fieis, no entanto, aguardam por um indício. “Quando chove no dia é sinal de bom inverno”, explica o padre Ivônio Tarciano. Mas segundo o padre, esse é só um dos atributos do santo.

São José

A história da Bíblia conta que São José foi o esposo de Maria, mãe de Jesus. Segundo o relato, ao descobrir da gravidez de Maria, José quis desistir do casamento, mas foi avisado por um anjo que Maria geraria o filho de Deus. A atitude de José perante a situação é o que mais chama atenção para os devotos.

Para Tarciano, isso revela o significado de José para os católicos. “Ele representa obediência e fé, pois foi um homem obediente a Deus. Ele tem consideração, boa fama. Ele fez a vontade de Deus”.

Por ter sido carpinteiro, o santo também intercede na situação financeira do fiel.  “Ele ajuda quem quer comprar uma casa, ter uma moradia, conquistar um emprego”, conta.

 

Com Caroline Queiroz

Deixe seu comentário