O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, afirmou que foram registradas muitas chuvas nos últimos dias nas regiões do Cariri, Sertão e Curimataú e que o Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) – responsável pelo abastecimento de 18 municípios, incluindo Campina Grande – teve uma das maiores recargas do ano neste fim de semana.

Em entrevista nesta segunda-feira, 18, Porfírio destacou que com as chuvas recentes Boqueirão subiu 21 centímetros de lâmina d’água, o que corresponde a uma recarga de 2,7 milhões de metros cúbicos.

– Desde as primeiras chuvas de fevereiro, o açude pegou mais de cinco milhões de metros cúbicos. Ele se encontra com 21,7% da sua capacidade, com 89,5 milhões de metros cúbicos – explanou.

Conforme Loureiro, as águas da transposição também voltaram a ser bombeadas desde a última quinta-feira, 14, com uma vazão de dois metros cúbicos por segundo no município de Monteiro.

Ele reforçou que há previsão de mais chuvas para o Estado, pois o período chuvoso ainda está no início e que o inverno, que começa no mês de março, estará dentro da normalidade, com algumas regiões acima da média.

Com ParaibaOnline

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.