O fascínio de Hollywood por animais de estimação, especialmente os cachorros, não é de hoje. A Caminho de Casa, que estreia nesta quinta-feira (28) nos cinemas, é um dos vários com essa temática.

Trata-se de uma daquelas histórias tocantes que não são difíceis de adivinhar seu fim só de assistir ao trailer, mas, ainda assim, trata-se de um prato cheio para quem adora um filme “bom pra cachorro”, para usar uma expressão típica dos comerciais da Sessão da Tarde.
Por falar nisso, os filmes exibidos à tarde na televisão são bem afeitos a esse tipo de narrativa. Um exemplo clássico é Lassie. O filme original da cadela da raça rough collie é de 1943, conhecido no Brasil como A Força do Coração, e traz uma história muito similar a A Caminho de Casa, uma jornada de volta ao lar.

Na época, Lassie se tornou um fenômeno de bilheteria, se tornando uma das principais produções dos estúdios MGM, gerando continuações, Em 1994, veio um remake e, em seguida, uma série para TV.

Outro filme dessa temática é uma produção da Disney da década de 1960 chamada A Incrível Jornada, na qual dois cachorros e uma gata fazem uma jornada extenuante até conseguirem voltar para casa. Essa história acabou rendendo outro remake, também nos anos 1990, conquistando elogios de público e da crítica, apontando essa nova versão como superior à original.

Por fim, ao falar de filmes com cachorros, é impossível não mencionar Marley & Eu, que traz outra temática, mais melancólica, mas envolvente.

Sobre o filme

Bom, mas, afinal, do que se trata A Caminho de Casa? Tudo começa com o casal de namorados Lucas e Olivia, moradores da cidade de Denver, no Colorado. Eles encontram uma cadela em um canteiro de obras e o levam para morar com Lucas e sua mãe. Dão a ela o nome de Bella.

Bella foi encontrada junto com uma gata e seus filhotinhos em uma casa abandonada, na qual Lucas volta constantemente para alimentar os felinos. O problema é que isso desagrada o homem que quer demolir o lugar de uma vez para construir um prédio. Por conta das ações de Lucas, que chega até a contatar a prefeitura para postergar a demolição, o proprietário decide se vingar.

Denver proibiu a criação de pitbulls como animais domésticos por considerá-los uma raça perigosa. Diante disso, o homem faz com que Bella seja categorizada como um, sendo então capturada pelo centro de zoonoses da cidade. Lucas paga uma multa para levá-la de volta ao lar, mas é alertado que, caso ocorra reincidência, ela será sacrificada.

Diante disso, ele toma uma decisão sofrida: se afastar de Bella, deixando-a com amigos que moram em Farmington, no Novo México, até que ele a mãe possam encontrar outra cidade fora dos limites da cidade de Denver, onde Bella pode estar segura.

No entanto, Bella sente tanto a falta de Lucas que foge dos novos donos e embarca em uma viagem de mais de 600 quilômetros até a casa de Lucas, algo que pode demorar até dois anos, caso ela consiga sobreviver.

No áudio original, a consciência da cadelinha ganha a voz de Bryce Dallas Howard, além de contar com a narração que guia a história, adaptada por Charles Martin Smith (Winter, O Golfinho) a partir do roteiro de Cathryn Michon e W. Bruce Cameron (autor de Sete Vidas de um Cachorro).

“A caminho de casa”
A Dog’s Way Home. EUA, 2019
Direção: Charles Martin Smith. Elenco: Ashley Judd, Jonah Hauer-King, Edward James Olmos, Alexandra Shipp
Classificação: livre
Estreia amanhã em João Pessoa e Guarabira

Outras estreias da semana

‘Cinderela pop’

A adaptação do livro de Paula Pimenta para a telona brinca com os contos de fada. O filme traz Maisa Silva como uma adolescente que sonha em se tornar DJ, mas que precisa enfrentar sua madrasta para tanto. Estreia hoje em João Pessoa e Campina Grande.

‘Calmaria’

Anne Hathaway e Matthew McConaughey estrelam o filme Stephen Knight , sobre o reencontro de um ex-casal que apresenta um controverso “plot twist” no meio da história. Estreia hoje em João Pessoa e Campina Grande.

‘Não olhe’

O misto de drama e terror dirigido e escrito por Assaf Bernstein conta a história de uma garota vítima de bullying que, ao conversar com sua própria imagem no espelho descobre que ela tem personalidade própria. Estreia hoje em João Pessoa.

‘A maldição da freira’

Não confundir com o filme e a personagem do universo de “Invocação do Mal”. Aqui, uma adolescente grávida irlandesa é possuída por uma entidade demoníaca, guardando segredos terríveis em si. Estreia hoje em João Pessoa.

*Por André Luiz Maia, do jornal CORREIO

O post ‘A Caminho de Casa’ é o destaque da semana; confira outras estreias apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.