Zabelê faz ação de combate ao suicídio no Setembro Amarelo

0

Desde 2014, o dia 10 de setembro é o “ Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”, por isso o mês todo é recebe as campanhas de prevenção ao suicídio. 

Zabelê faz ação de combate ao suicídio no Setembro Amarelo
Zabelê faz ação de combate ao suicídio no Setembro Amarelo

O tema da campanha desse ano é “Conecte, comunique-se e se importe“, ressaltando a importância da conversa na prevenção do suicídio.

“Muitas vezes a pessoa está em um sofrimento muito grande, e geralmente ela dá sinais”, afirmam alguns estudiosos neste assunto.

Zabelê faz ação de combate ao suicídio no Setembro Amarelo
Zabelê faz ação de combate ao suicídio no Setembro Amarelo

Segundo a presidente do Conselho municipal de saúde de Zabelê, Rita de Cássia Barbosa de Sousa, ao perceber os sinais de sofrimento, pode-se aconselhar a pessoa que está pensando em tirar a própria vida a procurar um psicólogo ou psiquiatra. E para situações imediatas, as quais a pessoa se sinta deprimida, seus familiares devem procurar um atendimento nas unidades de saúde, para assim proceder-se o encaminhamento de forma preventiva, para assim buscar atendimento especializado.

Assunto complexo, o suicídio, que espelha fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e também culturais, tem sido desvendado, nos últimos quatro anos, pela campanha Setembro Amarelo. Neste ano, como de costume, as atividades de prevenção e sensibilização incluem caminhadas, veiculação de materiais da campanha por figuras públicas que abraçam a causa e em Zabelê a atual gestão tem dado total atenção a esse delicado problema social.

As ações foram iniciadas pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (Iasp) e trazidas ao Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), referência no atendimento – inclusive remoto – a pessoas em crise, e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O Setembro Amarelo caminha junto com a campanha Janeiro Branco, que, em um mês em que as pessoas estão mais propensas a renovações, busca vivificar reflexões sobre saúde mental e valorização da vida.

O prefeito Dalyson Neves e o secretário municipal de saúde José Layson Teixeira ressaltam que a cidade Zabelê não apresenta casos, mas, a prevenção e a informação devem ser permanentes. “ São estas ações que a secretaria de saúde, escolas e a população promovem que tem assegurado a nossa cidade felizmente não fazer parte destas estatísticas enfrentadas mundo a fora”. Destacou o Prefeito Dalyson.

Deixe seu comentário